Pergunta
A frase "só se vive uma vez" é algo pelo qual um cristão deveria viver?
Resposta
A frase "só se vive uma vez" é um termo que se refere a uma atitude despreocupada e do tipo "faça o que quiser" em relação à vida. Um lema popular desde 2011, "só se vive uma vez" é frequentemente usado por pessoas que querem chamar a atenção para um evento emocionante em suas vidas ou para justificar o seu comportamento irresponsável.
"Só se vive uma vez" pode ser encontrado em todas as mÃdias sociais, marcando tudo, desde "Estou tomando uma garrafa inteira de molho picante!" a "Comprando um terceiro carro novo!". Essa filosofia promove uma filosofia de experimentar tudo o que for possÃvel antes de morrer, independentemente das consequências, e viver como se hoje fosse o único dia que importa. Você só vive uma vez - portanto, é melhor aproveitar as oportunidades quando elas surgirem.
Alguns podem argumentar que a BÃblia promove uma atitude assim em Eclesiastes 8:15, em que o Rei Salomão escreve: "Por isso exalto a alegria, porque para o ser humano não há nada melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; pois isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da vida que Deus lhe dá debaixo do sol." Entretanto, o contexto dessa passagem traz uma lição mais profunda sobre ter alegria e gratidão pelo que Deus nos deu. Tudo o que um homem obtém com seu trabalho neste mundo deve ser desfrutado por ele, e ele deve estar alegre e satisfeito com os presentes que recebe. Salomão não está ensinando que devemos viver nossas vidas para a indulgência e o prazer.
É verdade que "só se vive uma vez", e esse fato deve nos levar a viver com cuidado aos olhos de Deus (Salmo 90:12; Hebreus 9:27). Além disso, não há nada inerentemente errado em experimentar coisas novas ou até mesmo correr riscos calculados. Mas a filosofia de fundo não tem a ver com viver com circunspecção ou fazer escolhas sábias; tem a ver com correr riscos ruins, aumentar as apostas e, em muitos casos, ignorar as consequências. Mas viver como se sua vida fosse apenas a soma de suas experiências é uma visão mÃope. Nossas ações, para o bem ou para o mal, têm um significado duradouro. As ações terão consequências (Eclesiastes 11:9). O princÃpio bÃblico de semear e colher ainda está em vigor. Gálatas 6:8 nos diz: "A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com o espÃrito de vocês, irmãos. Amém!."
A BÃblia nos lembra de como nossos dias são preciosos (Salmo 90:10) e de como devemos aproveitá-los com prudência - não com insensatez. Efésios 5:15 diz: "Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios." Nem tudo o que podemos fazer é algo que devemos fazer (1 CorÃntios 10:23), e há algumas experiências que é melhor não experimentar (Salmo 1:1). Quando a esposa de Potifar fez uma proposta a José, José poderia ter dito "só se vive uma vez" e pulado para a cama com ela; sabiamente, ele temia mais a Deus - e tinha mais respeito por si mesmo - do que cometer essa loucura (Gênesis 39:6-15; ver Provérbios 7).
Você pode viver apenas uma vez, mas isso não significa que não possa fazê-lo com sabedoria. Permita que o EspÃrito Santo o guie (João 14:26; Romanos 8:26) e pergunte a Deus como glorificá-lo com os dias que Ele lhe deu (Tiago 1:5; Efésios 4:11-16).
English
A frase "só se vive uma vez" é algo pelo qual um cristão deveria viver?