Pergunta
Uma mulher cristã deve usar um bindi?
Resposta
As mulheres hindus têm o costume de usar uma marca vermelha redonda entre as sobrancelhas chamada "bindi" (também conhecida como "bindhi"). A aplicação de bindis é comum no sul da Ásia, incluindo os países da Índia, Nepal, Sri Lanka e Bangladesh. Em algumas partes da Índia, o bindi tradicionalmente significa que a mulher é casada. Em outras partes da Índia, todas as meninas usam bindis. O bindi também pode significar a casta ou a seita à qual a mulher pertence. Em todos os casos, o bindi carrega um significado espiritual e religioso, além de sua importância cultural. Das várias decorações indianas do corpo, considera-se que o bindi tem a implicação religiosa mais forte.
O bindi representa o "olho espiritual" de uma pessoa, também chamado de "terceiro olho", que, segundo alguns, proporciona visão espiritual. Por meio do terceiro olho, os hindus acreditam que podem obter uma perspectiva extraordinária, vendo o que não pode ser visto por seus olhos físicos. Os gurus e santos hindus meditam concentrando suas energias no olho espiritual. Acredita-se que, quando o olho espiritual do indivíduo se abre, ele alcança a verdadeira iluminação e se aproxima de qualquer deus que esteja tentando alcançar.
O bindi está localizado sobre o sexto chakra, que se supõe ser um dos "pontos de energia" psíquicos do corpo humano. Assim, o bindi marca o nexo da sabedoria secreta e concentrada associada à meditação do mantra. Acredita-se também que os bindis purificam o intelecto, melhoram a capacidade de concentração, retêm energia, trazem boa sorte e afastam os maus espíritos. Diz-se que a cor vermelha é um símbolo de poder e força.
O bindi também é visto como um aprimoramento da beleza. Um antigo provérbio indiano diz: "A beleza de uma mulher é multiplicada mil vezes quando ela usa um bindi".
A cultura ocidental, com suas noções de estilo e moda em constante mudança, defende o uso de praticamente qualquer coisa, inclusive bindis. Assim como os não cristãos às vezes usam cruzes como acessório de moda, os não hindus às vezes usam bindis. Na moda ocidental, o bindi geralmente tem um formato diferente do redondo e uma cor diferente do vermelho. Algumas mulheres optam por tatuar ou furar a testa para obter um bindi mais permanente. Celebridades como Madonna, Selena Gomez e Katy Perry já usaram bindis em público. Seja qual for a declaração que essas pessoas estejam tentando fazer, a conexão com o hinduísmo ainda existe.
Cada costume da cultura hindu tem um determinado significado, e todos os costumes indianos estão ligados de alguma forma aos seus deuses. Por esse motivo, uma mulher cristã deve ter sérias reservas quanto ao uso do bindi. Mesmo que ela própria não veja o bindi como um amuleto da sorte ou fonte de energia psíquica, outras pessoas - especialmente aquelas familiarizadas com o misticismo oriental - o associarão a tradições pagãs.
"Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos?" pergunta Paulo. "Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei" (2 Coríntios 6:16-17). Os cristãos não devem ter nada a ver com as coisas da idolatria. Aqueles que usam um bindi se identificam com práticas culturais que negam o Deus Único e Verdadeiro.
English
Uma mulher cristã deve usar um bindi?