Pergunta
O que significa o fato de os anjos serem espÃritos ministradores (Hebreus 1:14)?
Resposta
Hebreus 1:14 inclui informações sobre o ministério dos anjos eleitos para os crentes: "Não são todos eles espÃritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?" Os anjos são seres espirituais envolvidos em muitas tarefas diferentes, e parte do trabalho do anjo eleito é servir ou ministrar aos crentes de diferentes maneiras.
A palavra grega para "ministrar" refere-se a estar a serviço de outros. Como servos, diz-se que os anjos "servem" os crentes, o que no original grego tem a ideia de alguém servindo uma mesa. O autor de Hebreus se refere aos anjos como ministros ou servos daqueles que confiaram em Jesus para a salvação, e o contexto de Hebreus 1 contrasta especificamente o serviço dos anjos com a obra maior de Jesus, já que Ele é superior aos anjos (Hebreus 1:5-14).
Como "espÃritos ministradores", os anjos servem os crentes de várias maneiras. Às vezes, os anjos são enviados por Deus para responder à s orações. Um exemplo disso é quando Pedro foi preso logo após a execução de Tiago (Atos 12). Enquanto Pedro estava em sua cela acorrentado entre dois guardas, "havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele" (versÃculo 5). "Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão. O anjo tocou no lado de Pedro e o despertou, dizendo: — Levante-se depressa! Então as correntes caÃram das mãos dele" (versÃculo 7). A chegada de um anjo para resgatar Pedro foi uma resposta óbvia à oração da igreja. Deus pode usar anjos para responder à s nossas orações, como fez nesse caso, mesmo que não seja de forma visÃvel.
Outra maneira pela qual os anjos são espÃritos ministradores é que, à s vezes, eles são enviados para encorajar os crentes. Nas Escrituras, os anjos encorajaram e ajudaram o Senhor Jesus pelo menos duas vezes: depois que Ele foi tentado no deserto por 40 dias e 40 noites e no Jardim do Getsêmani (Mateus 4:11; Lucas 22:43). Paulo foi encorajado por um anjo durante uma tempestade no mar (Atos 27:23-24).
Oferecer proteção aos fiéis é outro serviço que os anjos prestam ao Senhor (ver Salmo 91:11). Um exército de anjos cercou Eliseu em 2 Reis 6, protegendo-o dos arameus. Daniel foi protegido na cova dos leões por um anjo que "fechou a boca dos leões" (Daniel 6:22). Muitas pessoas acreditam em "anjos da guarda" pessoais; pode ser que todo crente tenha um anjo designado a ele para proteção, mas não há nada especificamente declarado na BÃblia sobre anjos da guarda pessoais.
Apesar dos ministérios que os anjos realizam para os crentes, é importante lembrar que o Senhor dos Exércitos é o nosso Salvador e é Ele quem os envia. Os anjos não agem por conta própria, nem são oniscientes ou onipresentes (Salmo 148:5). Os santos anjos cumprem a ordem de Deus. É somente Deus que merece o louvor e a glória pelas orações respondidas, pelo encorajamento, pela proteção e pelo serviço que os anjos prestam aos fiéis.
Somos gratos pelos "espÃritos ministradores" que Deus ordenou e louvamos a Deus por Seu cuidado conosco. Apesar de todo o seu poder e glória, os anjos eleitos conhecem seu papel como servos do AltÃssimo. Como o anjo em Apocalipse disse enfaticamente a João quando o apóstolo tentou adorá-lo: "Não faça isso! Sou um servo de Deus, assim como são você e os seus irmãos, os profetas, e como são os que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus!" (Apocalipse 22:9).
English
O que significa o fato de os anjos serem espÃritos ministradores (Hebreus 1:14)?