Pergunta
O que é um espÃrito de monitoramento?
Resposta
Entre alguns grupos carismáticos, acredita-se que um "espÃrito de monitoramento" seja um espÃrito maligno ou demônio que essencialmente "monitora" o comportamento de alguém com o propósito de infligir mágoa ou dor na vida dessa pessoa. Um espÃrito de monitoramento à s vezes é chamado de espÃrito mascarado ou observador.
De acordo com os adeptos desse tipo de doutrina, um espÃrito de monitoramento pode ser enviado por outro demônio, uma bruxa ou qualquer pessoa com conhecimento espiritual. Os espÃritos supostamente monitoram o que você faz, como você faz, o que você diz e quem são seus amigos. Seu objetivo é reunir informações para facilitar ataques espirituais, roubar bênçãos, infectar com doenças, sabotar o sucesso e, de modo geral, causar estragos na vida da vÃtima.
As ferramentas de monitoramento supostamente incluem espelhos, vassouras, cartas de tarô e bolas de cristal. Supostamente, os espÃritos de monitoramento podem possuir ou assumir a forma de animais como gatos, cachorros, pássaros pretos, ratos, lobos e insetos. Diz-se que os espÃritos monitores manipulam os sonhos de suas vÃtimas, fazendo com que certos temas se repitam: comer, fazer sexo, ser perseguido por um animal, olhar-se no espelho, pentear o cabelo, ver a própria sombra ou ver a lua.
A pergunta, como sempre, é se há apoio bÃblico para a ideia de espÃritos de monitoramento. A resposta é: não, não há. A BÃblia ensina a realidade do mundo espiritual, tanto angelical quanto demonÃaco, e podemos presumir que tanto os anjos quanto os demônios podem nos ver e nos "vigiar" até certo ponto. Mas presumir uma categoria inteira de demônios e atribuir a eles o papel de "monitoramento" vai muito além do que a BÃblia ensina.
Há muitos outros "tipos" de demônios, de acordo com algumas pessoas religiosas imaginativas: espÃritos de pÃton, espÃritos de Dalila, espÃritos de Jezabel, espÃritos marinhos, Leviatãs, Kundalini, Acabes, etc. Nenhuma dessas entidades espirituais é mencionada nas Escrituras, e devemos evitar aqueles que insistem em promulgar uma coleção inventada de inimigos espirituais. A BÃblia diz que o mal está de fato agindo neste mundo e que os crentes estão envolvidos em uma batalha "contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais" (Efésios 6:12). Mas as mitologias demonológicas complicadas apresentadas por alguns carismáticos são inúteis e têm mais a ver com fantasia e magia do que com a Palavra de Deus.
English
O que é um espÃrito de monitoramento?