Pergunta
O que é a coroa de glória e formoso diadema (IsaÃas 28:5)?
Resposta
A primeira metade de IsaÃas 28 é tanto um lamento (um julgamento) pronunciado contra Efraim/Israel quanto um anúncio da esperança messiânica para o remanescente do povo fiel que vivia em Israel. Mesmo em meio ao julgamento, haveria uma "coroa de glória e formoso diadema" (IsaÃas 28:5). Efraim era a tribo localizada imediatamente ao norte do reino sulista de Judá. Efraim era uma tribo fronteiriça e uma das tribos mais proeminentes do reino do norte de Israel, que incluÃa dez tribos ao norte de Judá e Benjamim. Devido à proeminência e à localização de Efraim, à s vezes ela era representante de todo o reino do norte (por exemplo, Ezequiel 37:16).
Em IsaÃas 28:1-13, o julgamento é pronunciado contra a "coroa altiva dos bêbados de Efraim" (IsaÃas 28:1). Israel estava desfrutando da prosperidade de viver na terra que Deus deu à nação, mas não estava adorando a Deus. Em vez disso, o povo estava adorando os deuses do povo de Canaã e cometendo idolatria contra Deus. Como resultado, a gloriosa beleza de Efraim estava desaparecendo (IsaÃas 28:2), e a paciência de Deus com a imoralidade deles estava chegando ao fim. Como granizo em uma tempestade, a glória de Efraim seria lançada ao chão (IsaÃas 28:2), e a "coroa altiva dos bêbados de Efraim" seria rebaixada a ponto de ser pisada (IsaÃas 28:3). Sua beleza se desvaneceria muito rapidamente (IsaÃas 28:4). Mas com o julgamento de Deus, Ele mostra graça. Mesmo quando Efraim fosse julgado, o Senhor dos Exércitos seria "uma coroa de glória e formoso diadema" para eles (IsaÃas 28:5).
O reino de Israel estava se deleitando em sua própria glória, mas isso duraria pouco. Quando essa glória se desvanecesse, o remanescente do povo - aquele grupo menor que havia confiado em Deus e estava procurando adorá-Lo - veria que Ele era sua coroa de glória e formoso diadema. Aqueles que defenderam Deus mesmo quando grande parte da nação se opôs a Ele seriam recompensados quando o julgamento de Deus chegasse. O governo de Deus e a chegada de Sua justiça seriam belos para aqueles que há muito esperavam por isso (IsaÃas 28:6).
Embora houvesse um julgamento próximo para Israel, a justiça não era simplesmente um acontecimento de curto prazo, pois Deus disse: "Ponho em Sião uma pedra como alicerce, pedra aprovada, pedra angular preciosa, de firme fundamento; aquele que crer nunca será abalado" (IsaÃas 28:16). Deus um dia, por meio do Messias (a pedra angular, Atos 4:11), traria justiça duradoura (IsaÃas 28:17). Assim como foi naquela época, Deus será uma "coroa de glória e formoso diadema" para todos os que confiarem nEle.
IsaÃas 28 registra um julgamento especÃfico para Efraim e nos lembra que devemos nos gloriar nEle, não em nossa própria força ou circunstâncias. Como Efraim, à s vezes desfrutamos tanto da prosperidade que Deus nos proporciona que não confiamos nEle como deverÃamos. Quando temos em mente que Ele também é nossa "coroa de glória e formoso diadema", podemos evitar colocar nossa esperança e confiança em outra pessoa ou coisa.
English
O que é a coroa de glória e formoso diadema (IsaÃas 28:5)?