Pergunta
O que o azeite de oliva simbolizava na BÃblia?
Resposta
Na BÃblia, o azeite de oliva é mencionado várias vezes como o óleo usado para acender as lâmpadas (LevÃtico 24:2; Êxodo 27:20). O azeite de oliva também era usado como óleo de unção (Êxodo 30:23-25) e como parte das ofertas de cereais (LevÃtico 2:1-10). Os reis eram ungidos com azeite de oliva como um sinal de que haviam sido escolhidos por Deus para governar (1 Samuel 16:1). Como um ingrediente importante na receita do óleo de unção, o azeite de oliva era usado para santificar os sacerdotes (Êxodo 29:7), o tabernáculo e todos os seus móveis (Êxodo 40:9). O azeite de oliva também era usado na culinária. As oliveiras cresciam em Israel (Deuteronômio 8:7-8), e as pessoas daquela região usavam o óleo de azeitonas prensadas da mesma forma que as pessoas de outras culturas usavam manteiga ou gordura animal.
O azeite de oliva era uma parte importante da cultura judaica por causa de seus muitos usos. Devido à sua centralidade em grande parte da vida judaica, o azeite de oliva à s vezes era usado como sÃmbolo de riqueza, alegria e saúde (Jeremias 31:12; Hebreus 1:9). Os tempos de julgamento foram descritos como uma época em que "o azeite está em falta" (Joel 1:10).
O azeite de oliva também pode ser visto como um sÃmbolo do EspÃrito Santo (ou possivelmente da fé) na parábola de Jesus sobre as dez virgens (Mateus 25:1-13). As cinco virgens sábias da festa de casamento se certificaram de que tinham azeite de oliva para suas lâmpadas enquanto esperavam a chegada do noivo. As cinco virgens tolas não pensaram no futuro e não trouxeram azeite. Quando o noivo se aproximou, as cinco virgens tolas pediram à s sábias um pouco do azeite que tinham. Mas as virgens sábias não puderam dispensar nenhum. Enquanto as virgens insensatas estavam comprando mais óleo, o noivo chegou, e a chance de participarem da festa de casamento foi perdida para sempre.
Jesus deu o ponto principal da parábola: "Portanto, vigiai, pois não sabeis nem o dia nem a hora" (Mateus 25:13). No final dos tempos, quando Jesus voltar, alguns estarão prontos para Sua chegada (ilustrados pelas virgens sábias que tinham azeite de oliva); outros não estarão prontos (simbolizados pelas virgens tolas que não tinham azeite). Considerando o azeite de oliva como um sÃmbolo do EspÃrito Santo (ou da fé), poderÃamos dizer que somente aqueles que têm o EspÃrito (ou a fé em Cristo) estão realmente prontos para a segunda vinda de Jesus.
Nem toda referência ao azeite de oliva na BÃblia é simbólica, é claro. Mas há passagens em que o azeite de oliva pode ser uma imagem do EspÃrito Santo, Aquele que nos santifica, nos enche, nos prepara para ver Cristo e nos traz luz, alegria e saúde espiritual.
English
O que o azeite de oliva simbolizava na BÃblia?