O termo pai em Colossenses 3:21 fala diretamente do genitor masculino. É claro que a regra de não provocar os filhos deve abranger tanto o pai quanto a mãe, mas Paulo nos lembra que o pai tem a responsabilidade fundamental de ser o chefe da famÃlia.
"O pai cristão não deve corrigir demais nem importunar seus filhos, caso contrário eles ficarão desanimados, o que se refere a 'uma resignação apática e taciturna - um espÃrito quebrantado'. Ficar desanimado quando criança significa pensar coisas como: Nunca vou acertar, ou Ele só critica, ou Ele nunca vai me amar. Conta-se que John Newton disse: 'Sei que meu pai me amava, mas ele não parecia querer que eu visse isso'. Os pais cristãos devem ter certeza de que seus filhos estão tão seguros de seu amor quanto de sua autoridade" (Anders, M., Galatians-Colossians, Vol. 8, Broadman & Holman Publishers, 1999, p. 333).
Os pais e mães, e especialmente os pais, desempenham um papel fundamental na representação de Deus para seus filhos. Assim como "o Senhor disciplina aqueles a quem ama" (Hebreus 12:6, NLT), mães e pais devem disciplinar seus filhos, mas tendo o amor como motivação principal, para que "mais tarde, produza fruto pacÃfico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça" (Hebreus 12:11).