Perto do fim da Primeira Guerra Mundial, Land conheceu um jovem que havia perdido o pai. Os dois se tornaram amigos e Land ficou sabendo de outros jovens que não tinham figuras masculinas adultas em suas vidas para orientá-los. Land instruiu seu jovem amigo a convidar os amigos para suas reuniões e, em pouco tempo, havia um pequeno grupo de jovens que se reunia regularmente na loja maçônica local. Depois de ouvir histórias sobre Jacques DeMolay (contadas por Land), o grupo decidiu dar o nome dessa figura histórica que supostamente estava ligada à maçonaria.
A filosofia e os princÃpios a serem incorporados nos rituais da DeMolay foram elaborados por Frank Land e imitavam de perto os rituais da Maçonaria. Em 1920, a Ordem DeMolay estava crescendo em número de membros e em posição entre o corpo da Maçonaria.
Os DeMolay afirmam que não ensinam um credo religioso; no entanto, ao exigir que o candidato acredite em um Ser Supremo, ao fazer juramentos "na presença de Deus", ao declarar que "ama e serve a Deus", ao pedir a ajuda de Deus ("que Deus me ajude!") e ao ensinar uma "reverência pelas coisas sagradas", os DeMolay estão ensinando um credo religioso. As "Sete virtudes cardeais" revelam o credo religioso espalhado por toda parte. As sete virtudes cardeais são as seguintes: "amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, camaradagem, fidelidade, limpeza e patriotismo". Abaixo estão trechos do ritual que mostram claramente que eles têm um credo religioso (uma declaração ou sistema de crenças ou princÃpios):
"O mundo respeita acima de tudo o jovem que tem fortes convicções religiosas e que tem a coragem de um alto padrão moral baseado em um profundo reconhecimento do fato de que de Deus fluem todas as bênçãos terrenas."
"Guardemos nossas lÃnguas de tomar o nome de Deus em vão, contra a irreverência de todos os tipos, contra os juramentos menores que levam à blasfêmia..."
A Ordem DeMolay não ajuda os jovens cristãos em sua caminhada com Jesus. Pelo contrário, a DeMolay ensina claramente um credo religioso que está em conflito direto com a Palavra de Deus.