Resposta:
Ló era neto de Terá, filho de Harã, e sobrinho de Abrão (Abraão). Ele provavelmente nasceu em Ur dos Caldeus. O pai de Ló, Harã, morreu inesperadamente e, por isso, Ló foi acolhido pelo resto de sua famÃlia.
Em algum momento, possivelmente logo após a morte de Harã, o avô de Ló, Terá, decidiu transferir toda a sua famÃlia para Canaã. Em vez disso, eles acabaram se estabelecendo em Harã. Após a morte de Terá, o Senhor falou com Abrão e lhe disse para retomar a jornada para Canaã, prometendo transformá-lo em uma grande nação (Gênesis 12:1-3). Abrão partiu nessa jornada, e Ló o acompanhou.
Quando chegaram a Betel, os pastores de ovelhas de Abrão e Ló brigaram porque não havia terra suficiente para sustentar a quantidade de gado que cada homem possuÃa. Então, Abrão fez uma oferta a Ló: eles se separariam, e Ló poderia escolher primeiro a terra que ocuparia (Gênesis 13:8-9). Ló escolheu a terra perto do rio Jordão, pois era rica e exuberante. Abrão ficou com outras terras, e Ló deixou seu tio e estabeleceu sua famÃlia perto da cidade pecaminosa de Sodoma (versÃculo 12).
Mas as dificuldades de Ló não terminaram aÃ. Sodoma era muito perversa e, embora Ló tenha sido considerado um homem justo (2 Pedro 2:7-8), ele permitiu que sua famÃlia se enraizasse na cidade e em sua cultura. Deus resolveu destruir totalmente Sodoma e Gomorra e as outras cidades da planÃcie por causa de seu grande pecado, mas, em Sua graça, enviou dois anjos a Sodoma para resgatar Ló e sua famÃlia do destino da cidade. Quando Ló estava sentado na entrada da cidade, viu os dois anjos e, confundindo-os com homens comuns, convidou-os a ficar em sua casa (Gênesis 19:1-2). Os anjos disseram a Ló que passariam a noite na praça da cidade, mas Ló insistiu muito, pois sabia como as pessoas da cidade eram perigosas. Os anjos aceitaram o convite, e Ló preparou uma refeição para eles e providenciou um lugar para dormirem.
Antes de os anjos se acomodarem para passar a noite, uma multidão de homens de toda a cidade se reuniu do lado de fora da casa de Ló. Eles exigiram acesso aos convidados de Ló para ter relações homossexuais com eles (Gênesis 19:4-5). Podemos ver o efeito que a cidade teve sobre Ló aqui, pois, em um esforço para proteger os homens sob seu teto, Ló ofereceu suas duas filhas (versÃculo 8). Mas a multidão queria os homens e tentou invadir a casa de Ló. Os dois anjos rapidamente puxaram Ló para dentro, fecharam a porta e feriram os homens do lado de fora com cegueira. Eles ordenaram que Ló reunisse sua famÃlia e saÃsse imediatamente, pois iriam destruir totalmente a cidade e todos os que estavam nela (versÃculos 12-13).
Após a destruição de Sodoma e Gomorra, Ló teve medo de ficar em Zoar. Então, ele se estabeleceu nas montanhas com suas filhas. Ele estava destituÃdo - havia perdido tudo quando Sodoma foi destruÃda - e, por isso, a famÃlia morava em uma caverna (Gênesis 19:30). Foi nesse lugar que as filhas de Ló elaboraram um plano perturbador para dar continuidade à linhagem familiar: elas embebedariam Ló a ponto de ele não saber o que estava acontecendo e depois dormiriam com ele (versÃculos 31-32). As duas mulheres ficaram grávidas e tiveram filhos chamados Moabe e Ben-Ami. Esses dois meninos se tornariam o pai dos moabitas e dos amonitas (versÃculos 37-38). Muitos anos depois, quando os israelitas estavam a caminho da Terra Prometida, o Senhor ordenou que Seu povo preservasse os moabitas e os amonitas em favor de Ló (Deuteronômio 2:9, 19).