Dz˹ֲ

settings icon
share icon
Pergunta

Será que Marcos 16:16 ensina que o batismo é necessário para a salvação?

Resposta


Como acontece com qualquer versículo ou passagem, discernimos o que ela ensina por meio de uma consideração cuidadosa da linguagem e do seu contexto. Também o filtramos por meio do que sabemos que a Bíblia ensina em outras partes sobre o assunto. No caso do batismo e da salvação, a Bíblia deixa claro que a salvação é pela graça por meio da fé em Jesus Cristo, ã por obras de qualquer tipo, incluindo o batismo (Efésios 2:8-9). Portanto, qualquer interpretação que chegue à conclusão de que o batismo, ou qualquer outro ato, é necessário para a salvação é uma interpretação falha. Para obter mais informações, visite a nossa página da web "A salvação é somente pela fé ou pela fé mais as obras?"

Em relação a Marcos 16:16, é importante lembrar que existem alguns problemas textuais com Marcos capítulo 16, versículos 9-20. Há alguma dúvida se esses versículos eram originalmente parte do Evangelho de Marcos ou se foram adicionados posteriormente por um escriba. Como resultado, é melhor ã basear uma doutrina-chave em nada de Marcos 16:9-20, como a manipulação de cobras, a menos que também seja apoiada por outras passagens das Escrituras.

Supondo que o versículo 16 seja original ao livro de Marcos, ele ensina que o batismo é necessário para a salvação? A resposta curta é que ã, ã ensina. Para fazê-lo ensinar que o batismo é necessário para a salvação, deve-se ir além do que o versículo realmente diz. O que este versículo ensina é que a ç é Ա𳦱á para a salvação, o que é consistente com os inúmeros versículos onde apenas a ç é mencionada (por exemplo, João 3:18; João 5:24; João 12:44; João 20:31; 1 João 5:13).

“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, ã crer será condenado” (Marcos 16:16). Este versículo é composto de duas declarações básicas. 1—Quem crer e for batizado será salvo. 2 — Quem ã crer será condenado.

Embora este versículo nos diga algo sobre os crentes que foram batizados (eles são salvos), ele ã diz nada sobre os crentes que ã foram batizados. Para que este versículo ensine que o batismo é necessário para a salvação, uma terceira declaração seria Ա𳦱á, a saber: “Quem crer e ã for batizado será condenado” ou “Quem ã for batizado será condenado”. Mas, é claro, nenhuma dessas declarações é encontrada no versículo.

Aqueles que tentam usar Marcos 16:16 para ensinar que o batismo é necessário para a salvação cometem um erro comum, mas grave, que às vezes é chamado de Falácia da Inferência Negativa. Esta é a regra a seguir: “Se uma afirmação é verdadeira, ã podemos supor que todas as negações (ou opostos) dessa afirmação também são verdadeiras.” Por exemplo, a afirmação “um cachorro com manchas marrons é um animal” é verdadeira; porém, a negativa, “se um cachorro ã tem manchas marrons, ã é um animal” é falsa. Da mesma forma, “quem crer e for batizado será salvo” é verdadeira, porém, a afirmação “quem crer, mas ã for batizado, ã será salvo” é uma suposição injustificada. No entanto, esta é exatamente a suposição feita por aqueles que apóiam a regeneração batismal.

Considere este exemplo: "Quem crer e viver em Alagoas será salvo, mas quem ã crer será condenado." Esta afirmação é estritamente verdadeira; os alagoanos que acreditam em Jesus serão salvos. No entanto, dizer que apenas os crentes que vivem em Alagoas são salvos é uma suposição ilógica e falsa. A declaração ã diz que um crente tenha de viver em Alagoas para ir para o céu. Da mesma forma, Marcos 16:16 ã diz que um crente tenha de ser batizado. O versículo afirma um fato sobre os crentes batizados (eles serão salvos), mas ã diz exatamente nada sobre os crentes que ã foram batizados. Pode haver crentes que ã moram em Alagoas, mas ainda assim são salvos; e pode haver crentes que ã foram batizados, mas também são salvos.

A única condição específica Ա𳦱á para a salvação é declarada na segunda parte de Marcos 16:16: “Quem ã crer será condenado”. Em essência, Jesus deu tanto a condição positiva de ç (quem crer será salvo) quanto a condição negativa de desç (quem ã crer será condenado). Portanto, podemos dizer com absoluta certeza que a ç é o requisito para a salvação. Mais importante ainda, vemos esta condição reafirmada positiva e negativamente em toda a Escritura (João 3:16; João 3:18; João 3:36; João 5:24; João 6:53-54; João 8:24; Atos 16:31).

Jesus menciona uma condição relacionada à salvação (batismo) em Marcos 16:16. Mas uma condição relacionada ã deve ser confundida com um requisito. Por exemplo, ter febre está relacionado a estar doente, mas a febre ã é Ա𳦱á para que a doença esteja presente. Em nenhum lugar da Bíblia encontramos uma declaração como “quem ã for batizado será condenado”. Portanto, ã podemos dizer que o batismo é necessário para a salvação com base em Marcos 16:16 ou qualquer outro versículo.

Marcos 16:16 ensina que o batismo é necessário para a salvação? Não, ã ensina. Estabelece claramente que a ç é Ա𳦱á para a salvação, mas ã prova ou refuta a ideia de que o batismo é um requisito. Como podemos saber, então, se alguém deve ser batizado para ser salvo? Devemos olhar para o conselho completo da Palavra de Deus. Aqui está um resumo das evidências:
1—A Bíblia é clara que somos salvos somente pela fé. Abraão foi salvo pela fé, e nós somos salvos pela fé (Romanos 4:1-25; Gálatas 3:6-22).
2—Ao longo da Bíblia, em todas as dispensações, pessoas foram salvas sem serem batizadas. Todo crente no Antigo Testamento (por exemplo, Abraão, Jacó, Davi, Salomão) foi salvo, mas ã batizado. O ladrão na cruz foi salvo, mas ã batizado. Cornélio foi salvo antes de ser batizado (Atos 10:44-46).
3—O batismo é um testemunho da nossa fé e uma declaração pública de que cremos em Jesus Cristo. As Escrituras nos dizem que temos a vida eterna no momento em que cremos (João 5:24), e a ç sempre vem antes de ser batizado. Assim como levantar a mão ou fazer uma oração ã salva, o batismo também ã. Somos salvos apenas quando cremos.
4 - A Bíblia nunca diz que quem ã é batizado ã é salvo.
5 - Se o batismo fosse necessário para a salvação, então ninguém poderia ser salvo sem a presença de outra pessoa. Alguém teria que estar lá para batizar uma pessoa para que ela pudesse ser salva. Isso efetivamente limita quem pode ser salvo e quando pode ser salvo. As consequências dessa doutrina, quando levadas a uma conclusão lógica, são devastadoras. Por exemplo, um soldado que acredita no campo de batalha, mas é morto antes de ser batizado, irá para o inferno.
6—Ao longo da Bíblia vemos que no momento de fé um crente possui todas as promessas e bênçãos da salvação (João 1:12; 3:16; 5:24; 6:47; 20:31; Atos 10:43; 13:39; 16:31). Quando alguém crê, ele tem a vida eterna, ã está sob julgamento e passou da morte para a vida (João 5:24) — tudo antes de ser batizado.

Se você acredita na regeneração batismal, faria bem em considerar em oração em quem ou no que você está realmente colocando a sua confiança. Sua fé é um ato í (ser batizado) ou na obra consumada de Cristo na cruz? Em quem ou no que você está confiando para a salvação? É a sombra (batismo) ou a substância (Jesus Cristo)? A nossa fé deve repousar somente em Cristo. “... no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (Efésios 1:7).

English



Voltar à página principal em português

Será que Marcos 16:16 ensina que o batismo é necessário para a salvação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Email icon
© Copyright Dz˹ֲ